Insistência x Persistência

Não sei se o Aurélio concorda comigo, mas, para mim, há uma sutil diferença entre persistir e insistir.

Persistência é uma virtude. Quando se tem um objetivo, meta ou sonho, invariavelmente haverá um (ou vários) obstáculo no caminho, nosso dever é persistir. Persistência para mim é não se deixar vencer pelas dificuldades e visualizar que você é capaz de alcançar o que quer que seja. Para mim, é sinônimo de perseverança.

Agora, insistência é um defeito. Burrice mesmo. Insistir é saber de antemão que não vai dar certo, que aquilo não é um objetivo, apenas um capricho que não vai lhe acrescentar em nada, e mesmo assim seguir em frente. Insistir é pedir para ouvir dos outros ou da sua própria consciência “eu não te avisei?”, é quebrar a cara, de novo e de novo  e de novo.

Querida Dani,

Vamos aprender a perseverar quando preciso for e desistir quando não valer a pena. Jamais insistir. Quem insiste é chato, burro e desnecessário. Não queremos isso, não é mesmo?

Insistência x Persistência

Deixe um comentário

